terça-feira, 12 de julho de 2011

Ogan... Sacerdote específico de louvor aos orixás !!!


Como todos sabem, em uma casa de Orixá, seja ela de Umbanda ou Almas de Angola, além do sacerdote, popularmente chamado de Pai ou Mãe-de-Santo, possuem outros elementos que dão suporte aos trabalhos mediúnicos, e que são por excelência considerados autoridades na casa. 

O OGAN É UM DESTES ELEMENTOS. 

Uma das principais características destes irmãos, é a capacidade mediúnica de ativar correntes energéticas e vibratórias através do canto e do toque, dentro da sessão, são eles o complemento fundamental para a concepção da força vibratória de um terreiro.

Atualmente, tem sido muito comum, encontrarmos ogans que no decorrer das sessões, deixam os atabaques para integrarem a corrente e conseqüentemente manifestarem seus mentores. 

Neste caso, temos uma opinião pessoal á respeito, ou seja, estes irmãos não podem ser considerados como Ogans de fato, mas sim alguém que está momentaneamente ajudando a casa tocando o atabaque. 

Neste sentido, é preciso esclarecer que, ser Ogan, é ser detentor de um privilegio de poucos, é ser um sacerdote específico de louvor aos orixás, é ser responsável pela alegria e vibração positiva do terreiro, responsabilidade que não se atribuí em igualdade litúrgica aos médiuns de corrente, aos quais são atribuídas outras responsabilidades dentro da linha doutrinária de cada terreiro. 

Em Almas de Angola os Ogans são naturalmente os tocadores de atabaque, ou simplesmente “Tabaqueiros”, são elementos de extrema importância e confiança do líder espiritual da casa. 

O Ogan de Almas de Angola, é por excelência um Pai espiritual, pois normalmente são exímios conhecedores das rezas e fundamentos de cada orixá. 

Durante os trabalhos, sabem a hora exata de se entoar cada canto, seja ele para limpeza de um médium, ou seja para fortalecimento do terreiro. 

É imprescindível salientarmos que, a o culto Almas de Angola possuí ensinamentos e fundamentos específicos para a formação e fortalecimento do Ogan, enquanto parte de um corpo sacerdotal, no entanto, nota-se que a falta do conhecimento em muitos casos, fazem com que o cargo ou título em questão, tenha um sentido menos valorativo em relação aos demais dentro de um terreiro, o que não é verdade!, 

POIS O DOM, É UMA DÁDIVA DE OXALÁ, NÃO É IMPOSTO, ELE NASCE COM O HOMEM. 

Os fundamentos litúrgicos em relação à formação do Ogan de Almas de Angola, são apenas atos que confirmam o que Oxalá já consagrou, no entanto, a ausência destes atos na vida do Ogan, em nada diminui sua importância enquanto sacerdote, apenas deixa em aberto alguns fundamentos de suma importância para o seu crescimento espiritual, e de auto valorização do Ogan de Almas de Angola. 

Meus amados tratem com carinho e devoção seus Ogans, pois são eles que de alguma forma, fazem com que os caminhos á serem trilhados dentro de nossa doutrina, seja menos penoso, mais alegre e muito mais feliz. 

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